Por Me. Maria da Expectação, SSVM

Neste mês de outubro comemoramos duas datas marianas muito significativas para nós, dia 7, dedicado à Nossa Senhora do Rosário e dia 12, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Desejamos ser fiéis ao carisma que nos foi concedido vivendo intensamente nossa espiritualidade mariana. Queremos a exemplo de João Paulo II, ser apóstolos dos últimos tempos, terríveis ao diabo e a seus súditos como um exército em ordem de batalha, pois o diabo sabendo que lhe resta pouco tempo para perder as almas, redobra cada dia seus esforços e ataques [1]

Rosário de sacrifícios

As noviças, em preparação ao voto de escravidão mariana que foi realizado em 12 de outubro, quiseram oferecer a sua Senhora um rosário de sacrifícios. A confecção do rosário teve seu início no fim de setembro, quando se colocou na capela, aos pés da Virgem de Luján, um pequeno vaso cheio de pérolas e um outro maior, porém vazio.

A intenção era encher o vaso com pérolas de sacrifícios, ou seja, cada vez que uma noviça fazia algum sacrifício tirava uma pérola do vaso cheio e colocava no vazio. Em duas semanas já tínhamos as pérolas que necessitávamos para confeccionar o rosário. As intenções desses pequenos sacrifícios, além da preparação para o voto, era pedir pelas necessidades da Igreja e de Nossa Família Religiosa.

Peregrinação à Virgem de Aparecida

Temos vivido o 7 de outubro de maneira muito intensa. Nos levantamos às 00h30, preparamos nossas armas: rosário, caminhada, cantos à Virgem, alegria e muita disposição para caminhar, e assim saímos rumo à batalha. Caminhamos 26 km em ação de graças pelas 26 noviças que tivemos nesse ano: 21 noviças apostólicas e 5 contemplativas. Também suplicamos à Virgem a graça de podermos ter, para o ano de 2020, 50 noviças: somando os dois noviciados (apostólico e contemplativo).

Começamos a caminhada, às 5h45. Durante toda a peregrinação se rezou o rosário, com uma forte oração vocal e acompanhada com muitos cantos à Virgem. Além de elevar nossas preces à Senhora de Aparecida, se pode fazer muito apostolado com os caminhoneiros, pois sempre havia algum que nos cumprimentava e logo fazia o sinal da cruz. Somente Deus que vê o interior dos corações saberá quantos frutos deu esta peregrinação.

Chegamos ao santuário às 14 horas, caminhamos um total de 8 horas e 45 minutos, com algumas paradas. Após um descanso e um bom almoço, nos dirigimos à imagem da Virgem, para elevar nossos pedidos e render-lhe nossa honra e ação de graças. Participamos da Santa Missa e logo voltamos para a nossa comunidade. Chegamos as 23h30, foram quase 24 horas acordadas dedicadas com amor e devoção para nossa Mãe do Céu.

Os primeiros Rosários continuados

Enquanto o noviciado apostólico caminhava, o noviciado contemplativo se unia a nós por meio da oração. Desde as três da manhã até o meio dia as noviças contemplativas rezaram o rosário continuado, finalizando com a Santa Missa presidida por nosso bispo, Dom José Negri, que justo havia escolhido este dia para fazer um retiro em nosso mosteiro.

Na homilia, pregou primeiramente sobre o mistério da Anunciação. Começou dizendo que se estar no monastério nesta data e lendo esse evangelho, era um fato muito providencial. Logo explicou que nossa religião cristã é a única que tem um Deus Encarnado, um Deus que se fez homem e esteve conosco, que aceitou passar por tudo: perseguição, paixão e cruz.  Depois, comentou acerca da exortação apostólica do Papa São João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae [2]. Disse que ao contemplar a vida de Cristo através do rosário, por meio de cada “Ave Maria”, os mistérios vão entrando em nossa vida e vão se tornando sólidos, compondo um mosaico e formando o rosto de Cristo em nós. Terminou dizendo que, em Fátima, a Virgem se declarou como Rainha do Santo Rosário e que não tínhamos que nos preocupar, já que seu Imaculado Coração triunfará.

Comentou também que nestes dias, enquanto se preparava para este retiro, se perguntava como o Coração de Maria triunfará, e recebeu a resposta: “O Coração de Maria é o único lugar onde o demônio não consegue entrar, o Coração de Maria não conheceu o pecado não conheceu a presença maligna, quem se entrega ao Coração de Maria tem um lugar privilegiado, porque nele o demônio não entra”. Concluiu dizendo que no fim dos tempos, se terminará a batalha do bem contra o mal, e quem está neste Imaculado Coração de Maria alcançará a vitória final.

Oferta das rosas e voto de escravidão mariana

O dia de nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida, foi festejado com grande júbilo e foi reunida toda a Família Religiosa. A Santa Missa foi no seminário maior, presidida pelo Pe. Emanuel Martelli, provincial do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), e concelebrada por vários sacerdotes. Nesta ocasião, além dos quatro seminaristas que professaram seus votos perpétuos, quatro postulantes tomaram a batina e as noviças e noviços professaram sua consagração à Maria em materna escravidão de amor.

Para homenagear a Virgem, como se tem feito já tradicionalmente, sendo este o terceiro ano, oferecemos a Maria 10 rosas por cada vocação que desejamos para o próximo ano. Desta vez foram oferecidas 500 rosas, em sinal das 50 vocações que se pediu na peregrinação. Com estas rosas se adornou singelamente sua imagem e as capelas do seminário e do convento. Supliquemos a ela que nos conceda para 2020 tantas vocações como rosas oferecidas.

Voto de Rosário continuado

«Rezem o rosário todos os dias, para alcançar a paz no mundo e o fim da guerra» [3]

Concluindo este mês mariano tão especial, nós Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, em união com os membros do IVE e com os leigos da Terceira Ordem, fizemos em nossa província o voto de rezar o santo rosário por um ano completo, continuadamente, desde as 15 horas de 12 de outubro de 2019, até a mesma data e hora do próximo ano. As intenções pelas quais rezamos são duas:

  1. Implorar da Santíssima Virgem a proteção de nossa Família Religiosa;
  2. Agradecer aos inumeráveis benefícios com os quais nos tem abençoado durante esses 25 anos em que estamos missionando nesta “Terra de Santa Cruz”. [4]

Para organizar os horários de oração se fez um site, onde todos os que queiram se somar a nós podem inscrever-se [5].

Queremos estar sempre unidas dentro do Imaculado Coração de Maria, que há de triunfar, unidas à Igreja fundada por Jesus Cristo, unidas ao vigário de Cristo na Terra, unidas como Família Religiosa.

«Queremos manifestar nosso amor e agradecimento à Santíssima Virgem a fim de obter sua ajuda imprescindível para prolongar a Encarnação em todas as coisas» [6].

[1] Cf. Tratado da Verdadeira Devoção, n.50
[2]São João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, 10
[3] Ir. Lúcia, Memórias IV
[4] “Terra de Santa Cruz” foi o primeiro nome que os missionários deram ao Brasil
[5] https://verboencarnadobrasil.org/rosario/
[6] Constituições, 17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *